As Vestimentas da Religião afro-brasileira






Uma das influências mais fortes existente na cultura brasileira é a africana. Uma das contribuições trazidas por milhares de navios negreiros é a questão religiosa. O candomblé é uma das religiões mais praticadas no país e vamos falar sobre um aspecto que muito nos interessa : as roupas.

A vestimenta no ritual do umbanda e candomblé é tão importante quanto qualquer outro elemento. 
Como, segundo a crença, as divindades incorporam nos filhos de santo a vestimenta faz parte desse processo de possessão e identifica cada santo que tem personalidade própria.

É possível observar que esses trajes remetem às características dos orixás, que são caçadores, curandeiros, mulheres e são de elementos como terra, fogo, água e etc. O material das roupas mesclam materiais rústicos como palha e adereços mais trabalhados como contas. Materiais ambíguos que eram presentes na realidade do negro escravo, que trouxe essa prática para nosso país.

Se historicamente não houvesse o preconceito arraigado de que as influências africanas devem ser esquecidas e que "religião de negro é coisa do capeta" poderíamos perceber como os trajes dos orixás se baseiam nas tradições e é uma personificação dos orixás e costumes, lembrando que orixá é energia que se movimenta e emana do mundo espiritual para o plano material e assim como na religião católica e entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário